quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Museu....do que mesmo?!

Havia um prédio abandonado há anos próximo ao Maracanã. Raríssimas pessoas sabiam dizer o que era aquilo (eu mesma sempre pensei ser mais um local, de muitos, abandonados pelo RJ). Os anos se passaram e o Brasil conseguiu sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.
 
Com essas conquistas surgiu a necessidade de muitas obras, entre elas de demolir o tal prédio abandonado perto do Maracanã. Bastou chegar próximo a data da demolição pra que surgissem os supostos donos do local, um monte de gente dizendo que sempre soube o que "funcionava" ali e defenderam o local.
 
Tanto se fez que venceram, o local permanecerá de pé! Verdade seja dita: onde estavam os Índios nos anos anteriores? Onde estavam os homens brancos defensores dos Índios? Onde estavam as pessoas que disseram sempre saber que local era aquele? Onde estava a conservação? Polêmicas à parte, o local agora será tombado como patrimônio cultural.....
 
Mas, e aí?! E agora?! Será reformado? O Museu do Índio (que eu mesma nunca ouvi falar) será aberto ao público? Os defensores dos Índios, continuarão a vigia para garantir isso tudo? Os Índios permanecerão no local preservando-o e construindo sua história?
 
O que me assusta nisso tudo é que o povo brasileiro gosta mesmo é de muito disse-me-disse, mas na hora do vamos ver, ninguém faz nada! Conseguiram dar o primeiro passo, mas será que se manterão nesta gigantesca caminhada?! Veremos!!

2 comentários:

  1. Passando rapidão para dizer que deixei uma tag, se vc aceitar!

    http://patriciavisconti.blogspot.com.br/2013/03/tag-dos-blogueiros.html#more

    Bjinhos ^^

    ResponderExcluir
  2. Povo brasileiro gosta mesmo de um agito!
    Concordo com vc....
    Seria interessante continuar com essa força toda para "manter" as conquistas!


    Natália.

    ResponderExcluir